Parece apenas uma formalidade, é melhor tratar as uvas da vinho de uvas, termo genérico, ou de castas, um pouco mais específico?
Não custa nada irmos um pouco abaixo da superfície das coisas, vamos lá.
O termo uva é o mesmo usado para todo e qualquer esemplar desta fruta, desde as uvas de mesa até as uvas da vinho, passando pelas passas etc.
Já quando falamos das uvas para produção de vinho fino, nos referimos àquelas que pertencem a grande família das Vitis Vinífera Européia, e aí me parece mais apropriado usar um tratamento um pouco menos genérico, opções não nos faltam, podemos usar a palavra Casta, bastante usada e minha preferida.
Também podemos chamar de varietais, ou variedade, mais aportuguesada.
Também podemos usar o termo Cepas, que lembra o francês Cepáges, utilizado por eles em lugar da palavra Raisins, esta última relegada ao uso genérico ou em viticultura: Les Raisins sont presque mûres, As uvas estão quase maduras.
Ainda existe a palavra Cultivar, embora esta pertença ao mundo do azeite e das azeitonas, onde significa a mesma coisa que Casta.
Enfim tudo significa exatamente a mesma coisa mas, em se tratando de vinho e considerando a profundidade do assunto, creio seja melhor usar um termo mais específico, para comunicar com clareza de que estamos falando, evitando generalizar, em sermos corretos e precisos só temos a ganhar, e o vinho agradece.