Vinho para Acompanhar as Refeições? Por que faz bem?
Olá amigos, vou dar três motivos bem básicos para convencé-los a tomar vinho acompanhando as refeições, veja que falei refeições, genêrico, não apenas daquele jantar especial, ou em restaurante, ou do almoço de domingo, estou falando do dia a dia mesmo.
Motivo nº 1.
O consumo de 1 a 2 Taças de Vinho acompanhando as refeições é benéfico, pois o Vinho contém uma elevada dose de Polifenóis que exercem função antioxidante, combatendo os radicais livres e ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, e isso é comprovado cientificamente, tá?
Motivo nº 2.
Os nutricionistas nos ensinam que o consumo de bebida nas refeições dilata o estomago, nos obrigando assim a comer mais para ficar com a sensação de saciedade ou, como dizem alguns...de bucho cheio, assim qual é a bebida que, bebericando de golinho em golinho, ajuda a comida a descer sem nos intalar e, ao mesmo tempo, aumenta a digestibilidade dos alimentos devido ao baixo percentual de álcool que contém? Pode parecer estranho mas existe uma QDR - Quantidade Diária Recomendada de álcool tbm, sabia?
Motivo nº 3.
E vamos finalizar com o motivo mais hedonistico dos três, a Harmonização do Vinho com o Alimento, mostro a seguir as alternativas e a solução vencedora
1a. Alternativa.
Bebidas totalmente neutras, como água por exemplo, não alteram o gosto da comida mas, sinceramente, não tem graça nenhuma.
2a Alternativa.
Bebidas ricas em açúcares, refrigerantes ou coquetéis de fruta com ou sem álcool, modificam o sabor dos alimentos, interagem de forma invasiva com o sabor do prato e frustram as tentativas do cozinheiro de buscar um equilibrio de temperos em sua receita.
3a Alternativa.
Bebidas destiladas, o elevado teor alcóolico destrói o paladar, literalmente queima (temporariamente) as papilas gustativas tornando-as insensíveis. Já se perguntou por qual motivos os tira-gostos precisam ser bem salgados? Ou pícantes? Porque a sensação de salgado / apimentado é a única que sobrevive à força do álcoiol de um destilado, sem falar das frustrações da turma da cozinha.
Solução Vencedora.
O Vinho surge como solução vencedora para todas as alternativas acima, o vinho não destrói nem altera o sabor dos alimentos, pelo contrário.
Graças à grande variedade de vinho disponível podemos encontrar sem dificuldade as características de cor, aroma e sabor que mais se adaptam a qualquer tipo de receita, realçando o sabor do prato, reforçando nossa saúde pelos motivos que listei acima e nos possibilitando um merecido momento de tranquilidade e pausa, mesmo ao longo da correria do dia a dia.
Isso também é Qualidade de Vida.