Fenólicos. Palavra genérica usada para os taninos, os polifenóis e demais componentes fenólicos, de caráter adstringente, contidos na casca das uvas e no vinho.
Fermentação. Indica geralmente a fermentação alcoólica, momento em que as leveduras atacam os açúcares da uva madura presentes no mosto e os transformam em álcool. Pode ocorrer em recipientes de diferentes materiais, quando acontece em barril, geralmente é destacado no rótulo ou na ficha técnica do vinho.
Fermentação malolática. Processo da vinicultura em que, após a fermentação alcoólica, o ácido málico, duro e adstringente, se transforma em ácido lático, mais macio, esse processo acontece com quase todos os tintos e com alguns brancos.
Filoxera. Terrível praga da videira, de origem americana, inseto de origem afídea que se alimenta das raízes da parreira, dizimou os vinhedos europeus entre o século XIX e o século XX. A solução foi a enxertia das variedades viníferas sobre um cavalo americano, resistente à doença.
Filtração. Processo que visa retirar as leveduras ou outras bactérias potencialmente nocivas do vinho.
Flor. Peculiar levedura que forma uma película na superfície do vinho, no caso dos vinhos de Jerez é sinal de grande qualidade, nos outros casos trata-se de um defeito de produção.
Fronde. As folhas e demais partes verdes da videira.
G
Garrafa. Recipiente de vidro de 750 ml de capacidade.
Grand Cru. Termo francês muito utilizado para indicar um vinhedo da mais alta qualidade, na Borgonha, Alsácia e Champagne, representa o topo da pirâmide da qualidade.
Gris. Cinza, pode ser uma cor que os vinhos rosés mais pálidos assumem.
Guyot. Sistema de poda da videira, consiste em que o ramo frutífero cresce a partir de um galho que é renovado a cada safra.
H
Hibrida. Variedade de uva gerada a partir de um cruzamento entre uma variedade vinífera e outra não vinífera.
I
Icewine. Termo inglês para os vinhos do gelo feitos no Canadá e nos Estados Unidos.
I.G.T. (Indicação Geográfica Típica), é o equivalente italiano da I.G.P. (Indicação Geográfica Protegida) da União Europeia. Define áreas de produção bastante amplas, na maior parte dos casos uma inteira região administrativa, permite a produção de vinho com uvas autorizadas e recomendadas na zona, muitas vezes castas internacionais dando oportunidade de múltiplas escolhas para o produtor, deixando de fato uma maior liberdade de produção.
J
Jeroboam. Garrafa com capacidade para 4,5 litros, correspondente a 6 gfs de 750 ml em Bordeaux e a 4 gfs em Champagne.
K
Keller. Termo alemão para adega.