Acidez. A medida total dos ácidos contidos no vinho (geralmente tartárico, succínico, acético, málico e lático).
Acidez total. A soma dos ácidos do vinho, medida estatística vital do vinho.
Acidificar. Adicionar acido ao vinho ou ao mosto para corrigir e melhorar o equilíbrio, permitido em pequena porcentagem.
Acido. Componente vital do vinho que dá frescor e vitalidade aos vinhos, além de proporcionar potencial de envelhecimento e guarda, pode se dizer de um vinho ácido, ou refrescante.
Açúcar residual. Outra estatística vital do vinho, faz referência ao açúcar que não fermentou e que permaneceu no vinho, sua quantidade expressa em g/litro determina o tipo de vinho, até 4g/l vinho seco, de 4,1 a 25 f/l vinho meio seco, acima de 25 g/l vinho suave ou doce.
Administração da cobertura foliar ou fronde. Técnica agronômica utilizada na viticultura, por meio da qual a cobertura foliar da videira é otimizada para extrair o máximo de qualidade no vinho.
Afinamento do vinho. Período após a fermentação em que o vinho adquire o equilíbrio de seus componentes principais na presença do álcool, acontece por meio do oxigênio e sua duração depende da estrutura do vinho, quanto mais estruturado, mais longo será o afinamento. Importante também o recipiente utilizado para o afinamento, poderá ser o inox, o concreto ou a madeira.
Amadeirado. Adjetivo usado para classificar os vinhos que apresentam aromas e sabores decorrentes do estágio em madeira. ATT. Não necessariamente o caráter amadeirado do vinho é dado pelo estágio em madeira, já que em muitos casos, são utilizados chips de carvalho para enriquecer o sabor do vinho, técnica não proibida e, certamente, mais vantajosa economicamente.
Amarone. Vinho típico da região da Valpolicella, no Veneto, cuja principal característica é ser obtido da fermentação de uvas que passaram por um processo de desidratação, estendidas em esteiras denominadas de ‘Graticci” onde secam até perder cerca de 40% de seu peso em água. O Amarone é um dos principais vinhos da Itália, de muito prestígio internacional, é exportado para os principais mercados mundiais. Em sua produção se utilizam castas autóctones da província de Verona, Corvina Veronese, Rondinella e Molinara as principais.
Antocianos. Polifenóis responsáveis pela cor do vinho, durante o período de afinamento se ligam aos taninos, formam cadeias longas e contribuem para estabilizar a cor do vinho e amaciar o caráter adstringente e amargo dos taninos
Appellation. Palavra francesa que significa Denominação. Appellation de Origine Controllé = Denominação de Origem Controlada.