Bourboulenc. Casta vinifera de origem muito antiga, há muita especulação acerca de sua terra de nascença, se comumente é atribuída à Provence, existem alguns estudiosos que acreditam tenha sido trazida em tempos muito antigos da Grécia.
Prefere locais de não elevada altitude, possivelmente secos e quentes. Apresenta aromas não muito pronunciados, flores e frutas tropicais.
A Bourboulenc é uma casta de maturação tardia, apenas nos últimos dias de setembro, após o dia 25, é que fica pronta para ser colhida, quando a maioria das outras brancas já foi tirada.
Por conta das exigências climáticas acerca de sua maturação a Bourboulenc é muito plantada na região mediterrânea, o chamado Midi, dá excelentes vinhos, sobretudo em assemblage, na Cotes du Rhone onde, em parceria com Grenache Blanc, Clairette e Marsanne, entra no corte do Chateauneuf-du-Pape.
Mesmo com a maturação tardia não possui teor alcoólico elevado, seus sinônimos recorrentes na França são Blanquette, Bourboulanc, Doucillon, Clairette Dorée ou Clairette Blanche.