Decantação. Processo em que as partes sólidas presentes no mosto se depositam no fundo do tanque de decantação, muito utilizado no vinho rosé ou branco, quando não se deseja recorrer a filtração. Também é a operação no serviço do vinho em que as borras presentes nas garrafas de vinhos velhos são separadas do líquido mediante o uso de um decanter.
Desacidificar. literalmente retirar acidez do vinho, processo enológico para diminuir a excessiva acidez dos vinhos decorrente de verões frios.
Densidade de plantio da videira, Densidade das vinhas. A quantidade de plantas por hectare de vinhedo.
Depósitos em garrafas. Sedimentos que se formam em garrafas de vinho velho.
D.O.C. (Denominazione di Origine Controllata) é o equivalente italiano da europeia D.O.P. (Denominação de Origem Protegida) define uma área, usualmente mais restrita e com critérios de produção mais rígidos em relação à Indicação Geográfica.
As regras que determinam a forma como deve ser produzido o vinho DOC estão reunidas no documento chamado de Disciplinar.
O Disciplinar tem força de lei e deve ser aprovado pelo Ministério da Agricultura, a aplicação das regras e a fiscalização de produtores e vinhos, fica a cargo do Consorcio de tutela de cada região específica.
Além de limites geográficos bem mais restritos, as regras que disciplinam a elaboração do vinho, produção máxima por hectare, teor alcoólico mínimo, castas permitidas, envelhecimento mínimo e outras, são mais exigentes se comparadas as regras da Indicação Geográfica e o vinho obtido ainda precisa ser aprovado por uma comissão de degustação às cegas que se encarrega de aprovar ou não cada amostra.
D.O.C.G. (Denominazione di Origine Controllata e Garantita) A categoria DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), é o topo da pirâmide de qualidade dos vinhos italianos, define áreas de produção muito limitadas, com critérios de produção e de avaliação mais rígidos em relação a todas as outras categorias.
As garrafas de vinho pertencentes a esta categoria devem ser marcadas, com a finalidade de garantir o conteúdo da garrafa, facilitar o rastreamento e evitar eventuais adulterações, antigamente por meio de selos numerados e emitidos pelo Estado italiano, hoje pelo QR Code indicando também a denominação a que pertencem.
Doença bacteriana. Doença da videira provocada por bactérias.
Doença fúngica. Doença da videira transmitida por fungos, geralmente provocada por excesso de humidade no vinhedo.
Domaine, Domínio. Termo francês que indica uma propriedade, geralmente utilizado na Borgonha, se contrapõe ao Chateau de Bordeaux.
Dosagem. Quantidade de açúcar adicionado ao espumante na mistura do licor de expedição.